Bhrenda Batista's profile

Ric Preto e Seus Tons // cenografia

Fotografia: Cami e Nico
RIC PRETO E SEUS TONS
II Mostra Tecer. Setembro de 2023. Cine Teatro X de Novembro, São Francisco do Sul/SC 
Neste projeto foi proposta a cenografia para o espetáculo do artista Ric Preto junto à sua banda, Seus Tons, realizado em setembro de 2023, na II Mostra Tecer no palco do CineTeatro X de Novembro, em São Francisco do Sul/SC.
Colagem: Bhrenda Batista. Estudo de cores a partir de figurino e elementos cenográficos em macramê da artista Helenice Vieira
Por: Bhrenda Batista. Estudo do palco em 3D 
De acordo com as principais palavras "ancestralidade" e "proteção", descritas por Ric como os simbolismos significativos que gostaria de transpassar em seu espetáculo, foi sintetizado o TEMPO como fundamento do desenvolvimento do conceito para a cenografia. Para isso, baseado no figurino já finalizado, buscamos em cores de tons alaranjados, terrosos e simbólicas do reggae (verde, amarelo e vermelho) as analogias cromáticas para desenvolver o aconchego e presença durante o show. 
A composição foi criada com as cortinas de macramês da artista Helenice Vieira, dispostos nas duas extremidades horizontais do palco; e inseridos ramos de palha de bananeira abaixo da bambolina frontal, criando assim molduras no palco, dispostas de tal forma que quanto mais próximos dos corpos da banda, maior a sensação da presença no tempo. O chão foi recheado com pipocas soltas para criar o preenchimento e uma textura agradável junto à iluminação. Também foram dispostos nas laterais do proscênio vasos revestidos em sisal, juta e palhas de bananeira (também criados por Helenice Vieira) para plantas que trouxeram o simbolismo de proteção para o espetáculo.
Fotografia: Cami e Nico. II Mostra Tecer. Produção, equipe de cenografia , equipe de iluminação e a banda Ric Preto e Seus Tons.
Este trabalho não seria possível sem o incrível trabalho da produção da II Mostra Tecer Teatro Fabiana Ferreira, Claudia Maiole e Nilson Balcanelli; de Ric e dos integrantes da banda que tanto se fizeram presentes e colocaram suas ideias e sensações de forma complementar; à Helenice Vieira que trouxe sua sabedoria, dedicação e carinho na produção de todos os ornamentos, texturas, das plantas, e de seus incríveis macramês; à Cristine Conde que, com sua carreira brilhante, trouxe considerações e pensamentos essenciais sobre o desenvolvimento da cenografia de modo geral e também para este espetáculo; e ao Márcio Júnior que contribuiu e amparou, com o olhar da iluminação, os detalhes que complementaram perfeitamente o trabalho da cenografia junto de Lucas Amado.
Equipe:
Direção de Arte: Bhrenda Batista
Orientação cenográfica: Cristine Conde
Cenografista e artista: Helenice Vieira
Iluminação: Lucas Amado e Márcio Júnior ​​​​​​​
Banda: Ricardo Martins, Antonio Marcos da Cunha, Daniela Schmidt, Djavan Renato Agostinho, Mario Negreth, Mateus Rauen, Tiago Constante
Ric Preto e Seus Tons // cenografia
Published:

Owner

Ric Preto e Seus Tons // cenografia

Published: